matterhorn.jpg

 

Metodologia de avaliação

Avaliação de fundos ESG

 

O que mede a Avaliação de fundos ESG?

 

A avaliação de ESG mede a capacidade que as participações de fundos subjacentes têm de gerir riscos de médio a longo prazo e oportunidades resultantes de fatores ambientais, sociais e de governação. O objetivo é conferir transparência a nível de fundos para auxiliar os investidores a perceber e avaliar melhor as características ESG da carteira total e classificar ou analisar fundos com base num conjunto diverso de categorias de exposição a ESG.

 

Quais são as características da Avaliação de fundos ESG e como é calculada?

 

A yourSRI utiliza dados da MSCI ESG Research, um fornecedor líder de avaliações e pesquisa de ESG, para produzir a avaliação ao nível de fundos. Alavancamos a cobertura de avaliação e de pesquisa do nosso parceiro de mais de 7 000 empresas (11 000 emitentes no total, incluindo subsidiárias) e mais de 350 000 títulos de participação e de rendimento fixo para criar pontuações e parâmetros ESG para aproximadamente 27 000 Fundos de Investimento e ETF a nível global, representando cerca de 97% dos ativos sob gestão de todos os fundos registados para venda nos maiores mercados europeus.

 

O processo de avaliação de um fundo consiste em dois passos: primeiro, cada fundo no universo de cobertura receberá uma Pontuação e avaliação de qualidade geral de fundo ESG (0–10, respetivamente CCC–AAA), bem como uma pontuação ambiental, social e de governação (0–10). A pontuação de qualidade geral de fundo ESG agrega pontuações ESG ao nível do emitente para fornecer aos investidores uma indicação da qualidade ESG geral de participação subjacente do fundo.

 

Como segundo passo, é calculada uma classificação percentil utilizando a pontuação ESG geral de cada fundo. Esta classificação relativa mede a forma como a pontuação de um fundo se classifica em relação a outros fundos no mesmo grupo de pares. A figura percentil representa a percentagem de fundos num grupo de pares de fundos com uma pontuação ESG igual ou inferior à pontuação de fundo ESG e é ilustrada pelos Diamantes ESG yourSRI. Para disponibilizar uma avaliação de alta confiança numa pontuação ESG geral do fundo, exigimos uma cobertura de participação subjacente do fundo de 60% ou superior. Os grupos de pares de fundos baseiam-se na Classificação Lipper Global. Uma classificação percentil global (que cobre todos os fundos no universo yourSRI) também está disponível para referência.

Avaliação de fundos climáticos

 

O que mede a Avaliação de fundos climáticos?

 

A Avaliação de fundos climáticos oferece aos investidores uma forma simples de perceber a sua exposição aos riscos climáticos a longo prazo e de integrar o impacto climático nas suas decisões de investimento. Trata-se da primeira avaliação que oferece uma avaliação holística dos riscos e oportunidades de um fundo relacionados com o clima.

 

 

Quais são as características da Avaliação de fundos climática e como é calculada?

 

A yourSRI utiliza a avaliação e metodologia da Climetrics para avaliar o impacto climático dos fundos de investimento. A Climetrics foi desenvolvida por dois reconhecidos especialistas em clima: CDP sem fins lucrativos (anteriormente Carbon Disclosure Project) e ISS-Ethix Climate Solutions, parte do ramo de investimento responsável da Institutional Shareholder Services Inc.

 

O sistema de pontuação da Climetrics baseia-se em três partes: os títulos em carteira de um fundo, a sua política de investimento e a governação do gestor de ativos. Visa avaliar o processo de investimento integral de cada fundo. Vai além de uma análise instantânea ao avaliar fundos ao longo de um período de 12 meses:

     

     

     

    A Pontuação dos títulos em carteira reflete o impacto climático das empresas detidas pelo fundo ao longo do tempo. Ao utilizar os dados da CDP, vai muito além de uma medição da pegada do carbono. As empresas beneficiárias dos investimentos são analisadas globalmente através de parâmetros orientados para o futuro. Tal inclui as suas práticas de divulgação e gestão do clima, como determinação de objetivos a longo prazo, assim como a sua exposição a tecnologias de energia de combustíveis fósseis e de energia verde.

     

     

    A Pontuação do gestor de ativos avalia o nível de ação pública de um gestor sobre as alterações climáticas. A Climetrics analisa informações públicas em cinco categorias diferentes, como divulgação das alterações climáticas e participação coletiva.

     

     

    A Pontuação da política de investimento atribui fundos com uma política ESG explícita e fundos com um rótulo SRI europeu.





     

    Com base nesta informação, é calculada uma pontuação geral do clima para cada fundo, que é posteriormente comparada a todos os fundos abrangidos (classificação percentil global). A avaliação final é representada por uma avaliação de 1 a 5 folhas, sendo a avaliação de 5 folhas a melhor. Para receber uma avaliação da Climetrics, é necessário avaliar, pelo menos, 60% dos ativos sob gestão de um fundo com os parâmetros específicos da empresa. Os fundos com avaliação de 5 folhas devem respeitar os critérios rigorosos baseados em limiares.

     

    Em comparação com o universo total, normalmente os fundos muito bem classificados têm uma distribuição muito maior em empresas eficientes em termos de emissões de carbono e investem em firmas com um melhor desempenho em termos de gestão do clima. Do mesmo modo, a sua exposição direta a combustíveis fósseis será muito menor. O gestor de ativos irá demonstrar uma ação pública reforçada no que diz respeito à integração das alterações climáticas nos seus processos de investimento e de governação. Os fundos de 5 folhas adequam-se melhor a uma economia de baixo carbono e estão menos expostos a riscos futuros em termos de carbono.

     

     

    metodologia da Climetrics